A Libertadores por si só mexe com o coração do são-paulino, e nesta quinta-feira, chega aquele momento de congelar a espinha do torcedor: o jogo de volta das oitavas de final, diante do Nacional do Uruguai no Morumbis; aquele momento em que o futuro da temporada é um completo mistério, a ser revelado apenas pela euforia ou pelas lágrimas no apito final. Os ingressos estão esgotados e a promessa é de casa cheia, com a bola rolando às 19h e transmissão do Paramount+. Na ida em Montevidéu, 0 x 0.
Uma derrota para o Palmeiras já seria uma pedrinha no sapato, e o contexto do jogo deixou ela ainda mais incômoda, com lesões e a derrota consumada no último lance. Graças ao tropeço do Cruzeiro, o São Paulo seguiu no G-6 do Brasileirão, mas a classificação se tornou ainda mais fundamental: para manter a tranquilidade no ambiente, conseguir a segunda classificação seguida para as quartas de final da Libertadores, e evitar pressão para as quartas da Copa do Brasil, que começam em exatamente 1 semana. A margem de erro é fundamental para manter chances de título.
A lista de desfalques ganhou mais uma senhora dor de cabeça: Ferreirinha, com uma lesão no tendão, se junta a Alisson (fratura no tornozelo) e Pablo Maia (lesão no tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda).
FICHA TÉCNICA:
Jogo: São Paulo x Nacional
Local: Morumbis
Data: 22 de Agosto (quinta-feira), 19h
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Jhon Ospina (Colômbia)
Assistente 1: Alexander Guzman (Colômbia)
Assistente 2: Roberto Padilla (Colômbia)
Árbitro de vídeo: Jhon Perdomo (Colômbia)
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 11
Vitórias do São Paulo: 6
Vitórias do Nacional: 2
Empates: 3
Gols do São Paulo: 16
Gols do Nacional: 8
Primeira partida: Nacional 3 x 1 São Paulo – Torneio Quadrangular de Montevidéu 1944
Última partida: Nacional 0 x 0 São Paulo – Libertadores 2024
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
No último fim de semana, o Nacional ampliou sua invencibilidade para 8 jogos, ao empatar contra o River do Uruguai por 3 x 3 na estreia do Torneo Clausura. Novamente, vai o destaque para Antonio Galeano e a ameaça da Lei do Ex; o atacante paraguaio marcou um dos gols do referido jogo contra o River.
CURIOSIDADES:
Em matéria de traumas no Morumbis, o São-Paulino até que está calejado. Agora, eliminação em casa na Libertadores é um filme raríssimo: em toda a história, o São Paulo decidiu 20 mata-matas em casa, e foram apenas quatro quedas: contra Vélez Sarsfield (1994), Cruzeiro (2009), Internacional (2010) e Talleres (2019).
El Morumbis te mata, os números não deixam mentir.
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
São Paulo: Rafael, Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo, Bobadilla e Luciano; Lucas, Calleri e Nestor (Wellington Rato).
Técnico: Luis Zubeldia
Nacional: Luis Mejía; Lozano, Sebastián Coates, Diego Polenta e Gabriel Báez; Sanabria, Christian Oliva e Alexis Castro; Antonio Galeano, Ruben Bentancourt e Diego Zabala.
Técnico: Martín Lasarte
João Silvino
@JPSilvino_2004 (Twitter e Instagram) / João Silvino (YouTube)