Após a vitória na Libertadores, começa o Brasileirão 2024 (Foto: Luis Pacca)
Passada a vitória dramática da última quarta-feira, diante do Cobresal pela Libertadores, o São Paulo agora inicia neste sábado (13), sua caminhada no campeonato brasileiro, diante do Fortaleza no Morumbis. O jogo acontece às 21h, com transmissões do SporTV, em 4K, e também do Premiere.
Desde 2008 sem vencer o Brasileirão, o São Paulo busca um bom início na competição para evitar dores de cabeça, como acontecido em 2021 e 2023. E além disso, o jogo é mais um desafio para o técnico Thiago Carpini, que segue pressionado no cargo.
Os desfalques são os mesmos do jogo contra o Cobresal: Rafinha (fratura na fíbula esquerda), Lucas Moura (lesão muscular na coxa esquerda), Wellington Rato (Sindesmose no tornozelo esquerdo e entorse), Luiz Gustavo (lesão no tendão de aquiles da perna direita) e Nikão (tendinite de aquiles bilateral), De todos, Luiz Gustavo é o mais próximo de retornar.
FICHA TÉCNICA:
Jogo: São Paulo x Fortaleza
Local: Morumbis
Data: 13 de Abril (sábado), 21h
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistente 1: Luiz Claudio Regazone (RJ)
Assistente 2: Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ)
Quarto árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Transmissão: SporTV e Premiere.
Narração: Paulo Andrade
DADOS HISTÓRICOS:
Jogos: 28
Vitórias do São Paulo: 12
Vitórias do Fortaleza: 7
Empates: 9
Gols do São Paulo: 38
Gols do Fortaleza: 27
Primeira partida: Fortaleza 0 x 0 São Paulo – Brasileirão 1973
Última partida: São Paulo 1 x 2 Fortaleza – Brasileirão 2023
DE OLHO NO ADVERSÁRIO:
O Fortaleza não vem em bom momento na temporada. Vice-campeão cearense, o Leão do Pici passou sufoco na Copa do Nordeste, chegando a abrir 2 x 0 e ceder a virada para o Maranhão. Nos últimos 10 jogos, apenas três vitórias, duas delas pela Copa Sul-Americana, contra Trinidense e Nacional Potosí; diante do último, na quarta-feira (10), venceu por 5 x 0.
A saída conturbada do meia Thiago Galhardo, rumo ao Goiás, também agitou negativamente o ambiente do Fortaleza.
CURIOSIDADES:
O São Paulo defende um bom histórico em estreias no Brasileirão neste século: em 23 jogos, venceu treze, empatou quatro e foi derrotado seis vezes; 62,3% de aproveitamento. Jogando em casa, não perde uma estreia desde 2008, quando foi superado pelo Grêmio.
Será apenas a segunda vez que o São Paulo estreia contra um clube nordestino neste século. A primeira foi justamente diante do Fortaleza, no Brasileirão 2020, quando o Tricolor venceu por 1×0, no Morumbis.
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
São Paulo: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Diego Costa; Igor Vinícius, Pablo Maia, Alisson, Galoppo e Michel Araújo; Luciano e Calleri.
Fortaleza: João Ricardo; Dudu, Brítez, Cardona e Bruno Pacheco (Tinga); Zé Welison (Luquinhas), Hércules (Lucas Sasha) e Pochettino; Yago Pikachu (Marinho), Lucero (Pedro Rocha) e Machuca.
João Silvino
@JPSilvino_2004 (Twitter) / João Silvino (YouTube)