Bom dia, boa tarde ou boa noite para vocês, tricolores! Aproveitando que hoje é quinta-feira, iremos relembrar grandes conquistas do São Paulo. Nesta primeira edição, abordaremos sobre a conquista do Futebol Feminino tricolor: O campeonato paulista de 1997. Esta será uma primeira edição experimental do TBTricolor!
E bom, antes de falar sobre a conquista, irei contextualizar a história do São Paulo com o Futebol Feminino. Não é surpresa que o clube é pioneiro em diversos campos do nosso futebol, e como de costume, foi um dos primeiros clubes a ter um time feminino. Thomas Mazzoni, que foi um comentarista esportivo, disse que no ano de 1940 houve um amistoso entre dois clubes e ali nasceu o futebol feminino tricolor. No Pacaembu, foi disputado um jogo entre São Paulo e Flamengo.
Porém, foi nos anos 80 de fato que acabou sendo consolidado o futebol feminino em nosso clube. Na Taça São Paulo, disputada em 1983, o São Paulo acabou com a terceira colocação! E a partir daí, o interesse pela modalidade foi crescendo.
Devido a realização da primeira edição da Copa do Mundo Feminina, a CBF e a FPF decidiram em conjunto então, criar o Paulistana (campeonato paulista feminino), no ano de 1997.
Chegamos então, no ano glorioso para o clube na modalidade. Com um time histórico, o São Paulo buscou jogadoras do Saad – clube de São Caetano do Sul, que era o time base da seleção brasileira na época -, trazendo então as lendárias Sissi e Kátia Cilene, uma dupla de peso para o campeonato.
Não podemos deixar de citar também uma das maiores jogadoras da história do futebol feminino para nosso país, a Formiga. A jovem jogadora já encantava com seus passes e a maneira leve de jogar em campo.
O Tricolor acumulava várias goleadas na competição – como o 6×0 contra o Palmeiras, 7×1 no Juventus, 9×0 no Lusa Sant’anna – perdendo apenas duas partidas na competição, poupando as jogadoras contra a equipe do Palmeiras e contra a própria Lusa Sant’anna. O clube superou o Mackenzie – 5×1 -, USP – 9×1-. Ainda venceu o Santos – 3×0- e Corinthians por 2×1 na primeira fase.
No returno, o clube foi evoluindo em seu estilo de jogo e venceu suas adversárias sem muita facilidade. Chegando na grande final, o Tricolor acabou empatando o primeiro jogo contra o Santos em 1×1.
Por ser a melhor campanha, o clube levava vantagem e jogava pelo empate. Mas, o jogo de volta da grande final contou com uma excelente exibição, aplicando um 4×1 contra o Santos. Nesse jogo, Kátia Cilene marcou 3 gols na partida.
Esse campeonato foi de extrema importância para a consolidação da modalidade em nosso clube, trazendo visibilidade para o esporte com um elenco recheado de estrelas.
Essa foi a primeira edição do TBTricolor. É sempre bom relembrarmos das conquistas de nosso clube em sua história
Show!!!!