Em 2022, o Tricolor acertou muitas contratações de jogadores para as diferentes categorias de base da equipe. Com isto, uma das principais equipes que forneceram jogadores a equipe, foi o Azuriz, pois forneceu alguns jogadores para a base Tricolor.
História
O Azuriz Futebol Clube manda seus jogos em Pato Branco, mas seu centro de treinamento e sua sede ficam a 37 km de distância, em Marmeleiro. O time paranaense é um clube-empresa, modelo de gestão que ganhou muitos adeptos no Brasil nos últimos anos. No caso do time de Marmeleiro, o projeto surgiu em 2017, com um grupo de investidores liderados pelo empresário Pedro Weber, hoje vice-presidente do clube. Entretanto, além dos investidores, a equipe possui um investidor curioso. Trata se de Marcelo, ex jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira, é um dos investidores que seguem no Azuriz.
Feitos da equipe
De inicio, o futebol profissional não passava pela cabeça dos investidores, que queriam concentrar os esforços apenas na formação e agenciamento de jovens jogadores. Entretanto, o regulamento da FPF (Federação Paranaense de Futebol) obriga os clubes filiados a disputarem ao menos uma competição profissional por ano. Por exigência da regra, o Azuriz entrou na Terceira Divisão do Paranaense de 2019, e alcançou as semifinais, e com a desistência de outros clubes, conseguiu o acesso a segunda divisão paranaense em 2020.
Com mais investimentos feitos para a segunda divisão, a equipe fez ótima campanha e assim conseguindo o acesso inédito a elite do futebol paranaense. Entretanto, no primeiro ano na elite do futebol paranaense, a equipe fez ótima campanha, pois em sua primeira participação, ficou em 8° lugar, assim garantindo vaga no Brasileirão Serie D 2022 e na Copa do Brasil.
Pelo Brasileirão, a equipe fez boa campanha na primeira fase, pois conseguiu se classificar a segunda fase do torneio, ficando com 24 pontos na 4ª colocação do grupo 8. Entretanto, a equipe foi eliminada na segunda fase do torneio, pois após empate por 1 a 1, jogando em casa, a equipe perdeu de 2 a 0 para o São Bernardo e deu adeus a competição.
Azuriz – São Paulo
Rafael Nadal
O atacante, que leva o nome do tenista famoso, teve um ótimo ano de 2022, pois conseguiu por São Paulo e pela equipe paranaense, apresentar um bom futebol e faro de gol. Pela base do Azuriz, o jogador teve media superior a 1 gol por partida, pois no campeonato paranaense Sub 17 teve 11 jogos, marcando 13 gols pela equipe do Paraná.
Entretanto, pelo São Paulo, o atleta teve menos oportunidades de jogo, pois chegou no meio da temporada ao Tricolor Paulista. Porém, o atleta foi fundamental para a equipe, na terceira fase, quando deu um passe e fez um gol, na vitória sobre o Botafogo-SP, pela terceira fase do Paulista Sub 17. Com isto, o atleta terminou a temporada de 2022, com 22 jogos disputados e 15 gols marcados, o que dá uma media de 0,68 gol marcado por jogo.
Felipe Preis
Pela equipe paranaense, o goleiro teve um ótimo inicio de ano, pois até o momento de sua transferência, era o goleiro menos vazado do Paranaense Sub 17. Com o goleiro, o Azuriz se manteve invicto na competição, com 10 jogos, e apenas 7 gols tomados.
Entretanto pelo Tricolor, o atleta não conseguiu manter a boa fase que o fez ser contratado pela equipe. Devido as muitas falhas defensivas da equipe, o goleiro fez 5 partidas, entretanto levou 16 gols. Ou seja, não conseguiu manter o bom desempenho feito anteriormente na equipe paranaense.
Carlos Ferreira
O goleiro, por conta da sua pouca idade pouco atuou pelo São Paulo, disputando apenas a Copa Umbro, competição para a categoria sub 14. Apesar disto, o goleiro teve boa participação, pois em 4 jogos pelo Tricolor no torneio, o goleiro levou apenas 1 gol. Além disto, o jovem arqueiro participou da Copa Voltaço, participando também de 4 partidas, entretanto levando 2 gols na competição.
Já pela equipe paranaense, o atleta teve minutagem e foi destaque pelo Azuriz, apesar de um ano mais novo. O jovem arqueiro defendeu as cores no paranaense Sub 15, BG Prime Sub 15 e Sub 14, e apesar disto teve grande progresso e dedicação na categoria acima. Pelas competições com a equipe, o jovem arqueiro teve excelente desempenho, com 14 jogos disputados e apenas 4 gols sofridos e sendo eleito o melhor goleiro do campeonato paranaense Sub 15.
São Paulo – Azuriz
Guilherme Matheus
O zagueiro vai emprestado ao clube paranaense, pois não tem mais idade para o Sub 20, e necessita pegar experiência no profissional. Com isto, o Tricolor Paulista enviou o beque para a gralha azul para que possa adquirir minutos em campo. Em 2022, o atleta, participou da Copinha pelo Tricolor, fazendo 4 jogos pela equipe e substituindo Luizão, após a lesão que o retirou da Copinha, mas que na única partida de titular, foi na qual o São Paulo foi eliminado pelo Palmeiras, na semifinal do torneio.
Após isso, foi emprestado ao Ceará, na qual disputou Brasileirão Sub 20, Copa do Brasil Sub 20 e Campeonato Cearense Sub 20. Pelo clube nordestino, fez 22 partidas, e nas quais o atleta esteve em campo, teve 10 vitorias, 5 empates e 7 derrotas, com o atleta contribuindo com 4 gols marcados.
Thiago Dombroski
O jogador quando apareceu no Tricolor, teve ótimo inicio na equipe, pois após vir do Coritiba, teve oportunidades com Alex, e correspondeu bem as expectativas da equipe no zagueiro. Entretanto, por problemas de indisciplina, o jogador foi afastado do clube e voltou ao time paranaense.
Porém, Alex foi fundamental, e pediu para que o atleta fosse reintegrado ao clube para que pudesse ter novas oportunidades pela equipe Tricolor. Apesar desta nova chance, o beque não conseguiu se firmar e foi emprestado para a Portuguesa Santista, para disputa do Paulistão Serie A2. Pela equipe Paulista, o jogador fez 11 jogos, com 3 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, contribuindo com 1 gol marcado. Pelo Azuriz, o jogador já estreou na temporada, com 3 partidas já disputadas, com o retrospecto de 2 empates e 1 derrota, tendo participado dos 90 minutos nas três partidas.
Augusto Galvan
Dos atletas citados, talvez o meia seja o que tenha a historia mais curiosa, para ter chego até o Azuriz, equipe onde está atualmente. Em 2017, o Tricolor acertou a venda do meia, na epoca com 17 anos, por 9,6 milhões de reais. Na época, a transferência foi comemorada, pois o jogador estava perto de completar 18 anos e poderia sair sem custos.
Pela equipe espanhola, em duas temporadas, o jogador atuou apenas pela equipe B, e pela equipe de base do Real Madrid, entretanto nunca alcançou o que se esperava, quando foi vendido ao clube espanhol. Após isso, foi emprestado para equipes menores da Espanha, mas também não conseguiu demonstrar seu futebol.
Após isso, acertou seu retorno ao futebol brasileiro, pelo Santos, porém não chegou a jogar pela equipe principal da baixada santista. Com isto, em 2023, o jogador participará do campeonato paranaense, buscando encontrar o futebol que o levou a ser contratado pelo Real Madrid.
Igor Scheis
Com toda certeza, o caso mais curioso de toda a lista, dos jogadores que passaram pela base Tricolor, e que atualmente retornou ao Azuriz. O meia quando surgiu na propria equipe paranaense, foi visto como um jovem muito promissor e de muito futuro profissional. Com isto, no inicio da temporada, o São Paulo contratou o jogador para integrar o elenco Sub 17 por empréstimo
Pela equipe o jogador foi um dos destaques, participando de 30 jogos da equipe, contribuindo com 2 gols na temporada. Com isto, o jogador foi fundamental ao lado de Newerton, Enzo Boer e William Gomes, como as principais peças do Sub 17 Tricolor. Entretanto, ao final do contrato, o São Paulo optou por não renovar o contrato do meia e com isto, o mesmo voltou ao clube paranaense.